top of page
Buscar
  • coleccionismoconte

Diáspora galeria, Inauguração do novo espaço em SP, Brasil.

A inauguração do novo espaço-sede vai acontecer Sábado dia 25/03 às 13h. A galeria está localizada na Av. Rebouças, avenida que recebe este nome em memória aos irmãos Rebouças, engenheiros e líderes abolicionistas de muita importância na história do Brasil.


No sábado, 25 de março, a Diáspora recebe público aberto e parceiros do projeto para celebrar o surgimento de mais um espaço de Cultura, que visa propiciar oportunidades de encontro e trocas artísticas, culturais e sociais a apenas dez minutos da estação Fradique Coutinho, em São Paulo, capital.


Localizada na Av. Rebouças, que recebe este nome em memória aos irmãos Rebouças –engenheiros e lideranças abolicionista na história do Brasil– a presença de um espaço de cultura que valorize a pluralidade e equidade racial, e que possa expandir as fronteiras do que se constitui uma galeria, se faz em um momento de alargamento das discussões sociais dentro do sistema das artes.


Neste primeiro ato a Diáspora abre as portas para que a sociedade conheça um lado mais institucional da galeria, com uma cerimônia de emplacamento e homenagem aos irmãos Rebouças, em parceria com o Guia Negro, e o lançamento do projeto Galeria-Escola, com apresentação do programa e dos grupos atuantes que irão ocupar o edifício.


Enveredado pelo conceito de Afeto, tanto o primeiro ato, que se inicia a partir do dia 25 de março, quanto o segundo ato, em maio, que irá inaugurar uma exposição coletiva dos artistas de Diáspora, a galeria pretende continuar com o trabalho de acolhida, formação e transformação social dentro do circuito artístico certos de que, assim como bell hooks coloca, o amor é uma ação, e portanto o afeto, uma estratégia política.


"Em tempos onde as dicotomias e as polaridades se radicalizam, procuramos abrir nossa espaço para que todes – artistas, colecionadories, pesquisadories e entusiastas – se sintam parte de um projeto que não se restringe apenas a individualidades e possa pensar transformações coletivas, horizontais e estruturais para o campo da Cultura no país."



Afeto 1º ato

Data: Sábado 25 de março 2023

Local: Av Rebouças, 2915 – Pinheiros, São Paulo/SP

Inauguração do novo espaço!

13h – Abertura da casa e cerimônia em homenagem aos irmãos Rebouças em parceria com Guia Negro

15h – Lançamento do projeto Galeria-escola com roda de conversa

bottom of page