top of page
Buscar
  • coleccionismoconte

Enquanto eles dormem. Individual do artista Paulo du’Sanctus na Lateral, São Paulo, Brasil.

A Lateral Galeria, localizada no bairro do Ipiranga em São Paulo, recebe, a partir do dia 25 de março, a sua mais recente exposição: “Enquanto eles dormem” traz o mercado de trabalho e o empreendedorismo como espinha dorsal do conceito proposto.



A mostra individual do artista Paulo du’Sanctus, com curadoria de Camila Alcântara e Guilherme Marinho, apresenta trabalhos inéditos feitos especialmente para esta exposição. De caráter político e documental, as pinturas da realidade são apresentadas sobre notas de 1 Real, escancarando conflitos como um artista que registra a atualidade, a história que acontece e passa diante de nossos olhos, todos os dias. Em cada obra, Paulo retrata a contemporaneidade, suas complexidades e desdobramentos.


Na exposição, os visitantes poderão acompanhar e refletir sobre a falácia do empreendedorismo, o trabalho infantil, a informalidade, a fome, o desemprego e o trabalho escravo. Algumas discussões são oriundas do século XXI, devido ao avanço da tecnologia, mas outras são antigas e apenas ganharam nova roupagem. A reflexão se faz necessária e a ação se faz urgente em uma sociedade que é incapaz de conceber condições dignas de vida e trabalho, além de direitos básicos para a sobrevivência das pessoas que nela vivem.


Pós graduado e doutorado, 2023 Tinta acrílica sobre papel moeda.

Algumas obras serão apresentadas dentro de cofres e poderá ter a interação dos espectadores para acessá-las.



Sobre o artista

Paulo du’Sanctus é paulista, natural de Jundiaí (1982), atua nas áreas de artes plásticas trabalhando principalmente com a linguagem da pintura. A maior parte de sua produção se concentra nos temas de raça, questões sociais, história, legado e cultura negra.


Sobre a Lateral

Fizemos da nossa casa uma Galeria de Arte. Nossa paixão e necessidade de estar em contato com artistas e suas obras foi atravessada pela pandemia e, dentro deste novo cenário, criamos em nossa sala a Lateral Galeria, uma Galeria Contemporânea de Arte que, além de preencher nosso espaço com algo que acreditamos, também surgiu como uma possibilidade de dar visibilidade a artistas contemporâneos, em sua maioria, emergentes. Somos uma galeria de arte que vende obras que contém história, identidade e auto-conhecimento.

Camila Alcântara, sócia-fundadora da Lateral, também é artista plástica e, com o desejo de expor e representar seu trabalho, viu uma boa oportunidade abrindo sua própria galeria. Sendo assim, se juntou ao empresário Guilherme Marinho e juntos abriram a Lateral - Galeria Contemporânea de Arte.


Montanha de oportunidades, 2023 Tinta acrílica sobre papel moeda.

Exposição: Enquanto eles dormem

Quando: de 25 de março a 6 de maio de 2023

Abertura: dia 25 de março – 14h (às 16h será a fala do artista)

Onde: Lateral Galeria – Rua Dona Leopoldina, 618, Ipiranga – São Paulo

Visitas: de terça à sexta das 13h às 18h com agendamento prévio via WhatsApp (11) 9 5133-1193. Aos sábados das 13h às 18h (não necessita agendamento aos sábados)

Comments


bottom of page